Educação e Saúde
25 a 30 de Setembro de 2017
XI SEMANA CIENTÍFICA
PET - EDUCAÇÃO FÍSICA
O PET (Programa de Educação Tutorial) foi criado em 1979 na CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e em 1999 transferido para a Coordenação de Relações Acadêmicas da Graduação do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior – DEPEM – órgão relacionado à Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação. O Programa foi idealizado em um contexto de grande expansão dos cursos de nível superior no país que, todavia, não apresentavam padrões de qualidade satisfatórios. O PET é desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do país, orientados pelo príncipio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. O PET organiza-se academicamente a partir de formações em nível de graduação, mediante a constituição de grupos de estudantes, sob a orientação de um professor tutor. As atividades extracurriculares que compõem o programa visam garantir aos alunos a oportunidade de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, promovendo a formação acadêmica global de qualidade, tanto para a integração no mercado profissional quanto para o desenvolvimento de estudos em programas de Pós-Graduação e de Extensão.
Os objetivos do Programa são: desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação; estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica; formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país; estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior.
O Programa de Educação Tutorial foi implantado no curso de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia, em janeiro de 2006. O PET Educa atualmente é composto por um tutor e doze petianos bolsistas. O grupo promove atividades que contribuem para a formação acadêmica de petianos e discentes e complementam a matriz curricular. Dentre as atividades oferecidas estão: Oficinas, Minicursos, Ciclo de Seminários, Leitura de Livros, Cine Educa, Jornal PET e Semana Científica da Educação Física. Todas as atividades realizadas proporcionam experiências únicas de aprendizagem, aperfeiçoamento e excelência curricular, que abrem portas importantes para a formação pessoal e profissional como a participação em Congressos Nacionais e Internacionais, Intercâmbios, Iniciações Científicas, Programas de Mestrado, participação no Projeto Rondon, dentre outros.